Tradutor

sábado, 27 de junho de 2009

Os talentos

No domingo do dia 21 de Junho, fizemos todos uma reunião falando dos talentos que Deus nos concedeu... Para isso, o Bruno e o Pokado ficaram responsáveis de preparar um momento em que todos pudemos lembrar-nos de uma das matraquinhas do TLC e também aprender a valorizar os dons que temos.

No começo da reunião, fizemos uma dinâmica em que dividimos 4 materiais para que cada um dos 4 grupos pudessem fazer um cubo de papel. Os materiais eram régua, 1 papel, um durex e uma caneta.
Mas nenhum dos grupos recebeu todos
os materiais necessários! Isso fez com que todos precisassem uns dos outros e gerou a maior confusão! Cada um dos quatro grupos teve que procurar o material que faltava com os outros grupos, e aí todos se ajudaram...
Depois, todos discutimos qual seria o melhor dos cubos montados. Cada grupo justificou o porquê do seu cubo ser o melhor. Todos os grupos queriam o maior números de pontos! Mas todos entenderam o porque dos materiais não terem sido distribuídos regularmente...


Em seguida às justificativas, foi lida a passagem que nos conta sobre os talentos – Mt 25, 14-30. O Bruno nos explicou que temos que utilizar os talentos que Deus nos deu da melhor forma possível, pra crescermos e edificarmos Deus e as pessoas na nossa vida.

A Suka nos leu um texto que fala do quanto somos parecidos com as pipocas. O texto por si só já mostra o seu sentido:

Como pipocas?


Como pipocas? Isso mesmo, como pipocas: Assim somos!
A pipoca antes de estourar é um simples grão de milho. Nós também somos, um a um, grãos; sementes que Deus colocou no mundo para dar frutos.
Com algo mais: talentos, e esses devem ser multiplicados para que possamos dar frutos. E voltando às pipocas, temos muito mais coisas em comum do que imaginávamos.

As pipocas são assim:

· Duras antes de estourarem, mas depois que vem para fora o que estava em seus interiores, percebemos o quanto é boa e já não é tão dura, mas sim crocante.
Às vezes somos ‘cabeças-duras’ e achamos que aquilo que sabemos fazer não é bom o suficiente para ajudar alguém, mas todos temos talentos e sabemos fazer algo de bom.

· Uma só não tem graça, é muito pouco e não faz nenhum efeito. Quanto mais, melhor.
Nós também, às vezes descobrimos que temos mais de um talento e quando somos bons, mais somos cobrados. Como os funcionários da parábola.

· Sem sal, não é tão boa, muito doce, enjoa; mas sem sabor, fica a toa.
Deus nos convida a ser o sal da Terra e luz do mundo. Ele nos deu talentos para fazermos a diferença.

· O milho pode ser usado de inúmeras maneiras: a famosa e talentosa pipoca é uma delas.
Nós também, embora façamos parte de um mesmo grupo, cada um tem talentos diferentes: cantar, palestrar, ouvir, dançar, desenhar, orar pelos outros e etc....

· A pipoca é a transformação do milho por si só, ela só precisa de sal, óleo e fogo para se transformar.
Nós, muitas vezes precisamos de fé e coragem para pôr em prática aquilo que Deus já colocou em nós; e também do fogo do Espírito Santo do Senhor, que dá vida a tudo.

· A pipoca também se parece conosco no seguinte sentido: olhando, se parece com qualquer outro grão. Mas a diferença é que, mexendo um pouco pra lá e um pouco pra cá, ela fica maior e branquinha, todas são boas, mas em formatos diferentes. Nenhuma pipoca é igual.
Nós somos assim: nenhum igual, mas todos especiais!

A Raquel nos ensinou a músicas das pipocas!

Uma pipoca estourando na panela
Outra pipoca veio logo responder
Aí então, foi aquele falatório
Que ninguém consegue entender!

É um tal de ploc
Ploc ploc ploc ploc
Ploc ploc ploc ploc
Ploc ploc ploc ploc

É um tal de ploc
Ploc ploc ploc ploc
Ploc ploc ploc ploc
Ploc ploc ploc ploc

Nosso querido Pokado nos preparou também um momento maravilhoso, ele fez um pequeno teatro sobre os talentos e também completou falando sobre a importância deles na nossa vida...


Deus nos deu a capacidade de “fazer estourar” todas as qualidades que nos concedeu no momento que nos criou. Foi infinitamente inteligente ao nos criar de uma maneira individual, pois cada um tem uma capacidade diferente: uma voz bonita, um brilho nos olhos, o próprio dom de falar de talentos, etc...
Nos criou com o propósito de sermos melhores a cada dia. Nos deu a oportunidade de aprender, de crescer, cada um conforme a Sua vontade e capacidade individual. Nos pede, Deus, que não sejamos negligentes como o servo mau e preguiçoso, aquele a quem foi dado um talento e que o enterrou. Temos a oportunidade de lucrar com o que Deus nos permitiu fazer: transformar o mundo, começando pelo nosso interior!

Um comentário:

  1. vemos que o nucleo da aparecida esta cada vez mais interagindo com a nossa realidade de vida proca que deus tem encaminhado bem os seus anjos para nos guiar por isso colocamos a nossa total devoção que temoas uma ferramente fortissima para acabar com o inimigo assim essa força nos revigora cada momento cada dia. e existe sim anjos na terra somos chamados a ser anjos aqui na terra para todos que vivamos em comunhão com Cristo eternamente abraços. o blog esta de mais parabens ass; pocado

    ResponderExcluir