Tradutor

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Retiro de Espiritualidade


São Paulo Apostolo (Mirian) dia 22/05

Tema: Santo Inácio de Loyola (Finalidade e Opção de Vida)







Santo Inácio redige as Constituições da Companhia de Jesus

Inácio nasceu no castelo de Loyola em 1491, sendo o último dos 13 filhos de D. Beltrán de Loyola e Da. Maria Sonnez. Aos 16 anos foi enviado como pajem ao palácio de Juan Velásquez de Cuellar, contador mayor dos Reis Católicos Fernando e Isabel, o que lhe permitiu estar em contato contínuo com a corte. Bem dotado física e intelectualmente, o jovem Inácio "deu-se muito a todos os exercícios das armas, procurando avantajar-se sobre todos seus iguais e alcançar renome de homem valoroso, honra e glória militar"1. Ou, como ele mesmo diz com humildade, "até os vinte e seis anos foi um homem dado às vaidades do mundo, e principalmente se deleitava no exercí cio das armas e no vão desejo de ganhar honra"2.

A hora esperada pela Providência

Ouvindo falar dos grandes feitos dos seus irmãos em Nápoles, envergonhou-se de sua ociosidade e participou em algumas campanhas com seu tio, vice-rei da Navarra. Depois foi enviado em socorro de Pamplona, assediada pelos franceses. Era a hora da Providência. A desproporção das forças era esmagadora em favor dos franceses, mas Inácio não quis saber de capitulação e convenceu os seus a resistirem até o fim. "Confessou-se com um companheiro de armas. Depois de algum tempo de duração da batalha, a bala de uma bombarda atingiu-lhe a perna, quebrando-a toda. E como ela passou entre as duas pernas, a outra também foi duramente ferida"3. Inácio caiu por terra. Seus companheiros se renderam.

Conversão de um homem coerente

Seria longo narrar todas as torturas a que se submeteu esse soldado para não ficar aleijado; pois, como poderia aparecer assim na corte? Veio depois a longa convalescença, a leitura da vida de Cristo e dos santos, únicos livros que havia no castelo, e sua conversão se deu da maneira mais radical.

O primeiro pensamento do novo soldado de Cristo foi o de ir para a Terra Santa e viver em oração, penitência e contemplação nos lugares em que se operou nossa Redenção.

Em Montserrat, fez uma confissão geral de sua vida e depôs a espada no altar da Virgem. Viveu depois algum tempo em Manresa, onde recebeu grandes favores místicos e escreveu seus famosos "Exercícios Espirituais".

Não lhe permitiram ficar em Jerusalém, por causa da tensa situação então reinante. Inácio voltou a Barcelona para estudar, a fim de preparar-se para o sacerdócio. Foi depois para Alcalá e ainda Salamanca, onde, por causa de sua pregação e reunião de discípulos, sendo ainda leigo — o que era perigoso naquela época de novidades malsãs e heresias — foi denunciado à Inquisição e aprisionado até que sua inocência foi reconhecida.

"Companhia", como num exército

Resolveu por isso ir a Paris, estudar na famosa universidade local. Foi lá que a Providência o fez encontrar os seis primeiros discípulos, com os quais fundaria a Companhia de Jesus. Entre eles estava o grande Apóstolo da Índia e do Japão, São Francisco Xavier, e o Beato Pedro Fabro.

Após os votos feitos em Montmartre, o que marcou propriamente o início da Companhia, eles se encontraram em Veneza, com o plano de ir à Terra Santa. Enquanto isso, trabalhavam nos hospitais.

Como, depois de um ano, não conseguiram realizar seu intento, decidiram ir a Roma colocar-se à disposição do Sumo Pontífice. Nas proximidades da Cidade Eterna, Inácio teve uma visão na qual Nosso Senhor prometeu ser-lhe favorável em Roma.

"Inácio tinha sugerido para nome de sua irmandade `Companhia de Jesus'. Companhia era compreendido em seu sentido militar, e naqueles dias uma companhia era geralmente conhecida pelo nome de seu capitão. Na Bula latina de fundação, no entanto, eles foram chamados `Societas Jesu'"4.





Santo Inacio de Loyola era uma pessoa inconformada com a situação, ele nao aceitava que alguns homens pudessem fazer grandes feitos e ele não, foi então quando ele passou a acreditar que ele podia fazer feitos maiores ainda, as vezes achamos que nao podemos fazer absolutamente nada, que apenas os "Santos" podem, nós tambem podemos, pois Jesus disse que fariamos coisas maiores das quais Ele fez, pois agora Ele estaria com o Pai...entao, porque nao nos tornarmos "santos" tambem?


A palavra santo significa: Separado para Deus.


Entao porque não nos separarmos para Deus, e fazermos feitos grandes, feitos maiores dos que ja foram feitos até hoje, tudo é uma questao de crença,se você acreditar...você pode fazer!!!



Por isso, A paroquia Santo Antonio Apostolo (Mirian) vai realizar o retiro que vai nos levar a cuidar mais de nossa espiritualidade, cujo o tema será esse Santo exemplo de força e determinação...INACIO DE LOYOLA no dia 22/05/2010, todos o que quiserem participar, procurem um coordenador a nossa paroquia que ele te dará as informações necessarias para voce participar desse retiro, e nao se esqueça, vamos em busca do SEMPRE MAIS ALTO.





____________________________________________________________________


E gostariamos de agradecer a todos que passaram por aqui na ultima semana, foram quase 300 acessos na ultima semana.



entao, leiam o blog, divulguem o blog, siguam o blog, ele é nossa ferramenta para a evangelização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário